MInha pequena montanha

A Mantiqueira deste observatório é uma cortina vertical tingida de verde, encobrindo o Vale do Paraiba que se estende até Taubaté. Tantos já olharam esta paisagem, mas neste instante ela é minha, é por onde vejo o mundo aqui e agora.
Ela bem que poderia caber em uma caixinha, e eu a levaria comigo percorrer todo o planeta. Eu lhe apresentaria o Himalaia, o K2, o Everest, o Mont Blanc, eu diria:
- Apresento-lhes a minha pequena montanha da Mantiqueira!
Ela ficaria feliz por conhecer montanhas tão famosas... a minha pequena montanha caipira forrada por braquiaras, com seus boizinhos sem raça pendurados em suas costas, seria como uma senhora diante de jovens impetuosos que teimam em tocar os céus,
 
A sabedoria de minha pequena montanha mineira:
Onde nadei nas cachoeiras
Onde as aves fazem pouso
Onde dominei meu primeiro cavalo
Onde as bananeiras dão em pencas maduras
Em seus pequenos caminhos onde eu me perdi, e espetei o pé em uma lasca que cravou perto da unha e infeccionou, e me aqueci na fogueira.
 
E então eu a traria na caixinha e lhe cantaria a canção dos deuses das montanhas, e a colocaria debaixo do sol, no meio do oceano (que é o sonho de toda montanha mineira).
E depois, no fim do dia, dormiria encostado em algum dos seus barrancos, e ela me acariciaria os cabelos, e faria valer à pena toda a viagem, rolando em suas encostas, feliz e forte, como as pernas firmes dos pequenos cavalos relinchando a canção da deusa da montanha.

Nenhum comentário: